Para que os compromissos ESG decolem na empresa, os funcionários precisam participar.

Uma empresa que investe em ESG (Environmental, Social and Governance), vê além de suas ambições financeiras para se responsabilizar por seus impactos sociais, ambientais e de governança. E para promover resultados sustentáveis no longo prazo, o primeiro passo é impactar e engajar o seu público interno.

Segundo insights da Mercer, o ESG é hoje um fator-chave no engajamento da força de trabalho. Um em cada três funcionários prefere trabalhar em organizações que têm responsabilidade com todas as partes interessadas, não apenas acionistas e investidores.

Mas como comunicar ESG para os funcionários e contar com o seu engajamento?

Sem o engajamento do seu público interno, as pautas ESG perdem a sua legitimidade.

Vamos começar falando sobre as resistências para o engajamento do público interno com o ESG:

– Parte da equipe pode achar que as iniciativas de ESG não são prioridade em sua agenda e que a aderência às práticas ESG exige tempo, novas habilidades e envolve custo. Neste caso, é importante deixar claro o que se espera do funcionário e trazer simplicidade com dicas práticas para engajá-lo no dia a dia. Uma estratégia de comunicação que traga um gatilho de urgência em relação ao planeta também pode funcionar bem para reverter este cenário.

–  Se o seu público interno é composto de equipes remotas, como a força de vendas, por exemplo, pode acontecer um sentimento de exclusão por não estarem presentes nas iniciativas que acontecem no ambiente de trabalho. A indicação é de compartilhar ideias e dicas para que os funcionários consigam aplicar as iniciativas de qualquer lugar e possam compartilhar com os colegas de trabalho através de seus canais internos como as redes sociais corportivas, por exemplo.

– Funcionários sem intimidade com o tema podem engajar menos. Mostrar colegas de trabalho que já estão adotando as práticas pode contribuir para mudar este cenário pela proximidade, com depoimentos, cases e resultados.

– Comunicações de cima pra baixo podem ser menos efetivas. A comunicação horizontal, também pelos colegas de trabalho, pode funcionar melhor e inspirar ao invés daquela simplesmente repassada pela liderança.  

Veja o nosso portfólio com nossos cases relacionados ao tema.

CI é fundamental no engajamento dos funcionários em relação a ESG.

5 perguntas que podem contribuir com uma comunicação estratégica em relação a ESG

  1. A comunicação está atingindo todos os funcionários? Certifique-se de fazer a mensagem atingir a todos com notificações via app, redes sociais corporativas, e-mail, comunicação visual, banners online, vídeos, quadros de aviso, etc.

2. Você está criando comunicações direcionadas a públicos específicos? Busque a análise dos dados para conseguir insights detalhados a respeito de pessoas ou grupos específicos que evitam se engajar em iniciativas internas e que talvez exijam uma abordagem diferente, ou mais sutil? Quem sabe mandar comunicados contemplando os três turnos ajude? Uma análise aprofundada pode te ajudar a entender como cada um de seus funcionários se envolve com suas comunicações ESG e como você pode melhorar a experiência deles para conquistar sua atenção.

3. A comunicação é de mão dupla? Os funcionários podem mandar sugestões e dúvidas? Deixe claro para qual canal de comunicação o público interno deve solicitar mais informações. Os endereços de acesso devem estar evidentes em todos os comunicados.

4. Você está divulgando as conquistas e os legados? Ao se engajar com ESG, as pessoas têm a oportunidade de mudar o mundo na prática do dia a dia com constância e aprendizagem. Muita gente quer fazer parte disso e busca a adoção de práticas mais conscientes, mas não sabe como iniciar. Possivelmente, as iniciativas aprendidas na empresa poderão ser levadas pra casa e colocadas em prática junto aos familiares, amplificando assim o seu impacto. Será incrível poder divulgar o impacto das ações através de dados. Já imaginou o efeito de compartilhar os impactos ambientais que a iniciativa vem causando em função do engajamento das pessoas? Mostrar em dados como o público interno está fazendo a diferença? Contar com a comunicação dos colegas de trabalho pode ser estratégico nesta fase.

5. O comportamento da liderança no ambiente de trabalho em relação as iniciativas ESG são coerentes?

O ESG acontece quanto a liderança dá o exemplo.

Uma liderança consciente e engajada impulsiona toda a empresa para a mudança. A transformação dentro de uma organização leva tempo, contar com a liderança que abraça a iniciativa é a certeza de trilhar o caminho correto.  

As novas gerações vêm buscando empresas que tenham iniciativas em relação a questões ambientais e sociais, portanto, garantir que eles estejam cientes delas e saibam como participar do engajamento ESG é fundamental.

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