O Instituto FSB lança a cada dois anos uma pesquisa interessante para todos nós da área, o “Mapa da Comunicação Brasileira”, entrevistando um total de 100 gestores de empresas públicas, nacionais e multinacionais, este documento é um levantamento completo para todos aqueles que querem entender um pouco mais sobre a gestão da comunicação no Brasil.
O mapa feito em 2009 indicou uma tendência no crescimento da importância da comunicação interna dentro das empresas. Este ano o destaque foi avaliar como a área é criada e gerida, o estudo aponta algumas tendências bem interessantes:
“Nos órgãos públicos, a transparência e a interatividade. Nas empresas brasileiras, o de se posicionarem de forma estratégica. Nas estrangeiras, o de desenvolver novos modelos de negócios, superando o chamado business as usual.”
Um dado interessante já é notar que em 85% das empresas entrevistadas, a comunicação interna é gerenciada pela área de Comunicação da empresa. A comunicação boca-a-boca é forte, presente em 80% das empresas, mas canais como a intranet ou o email ganham força também. As redes sociais ainda estão começando a fazer parte da estratégia, sendo mencionadas em 33% dos casos nos órgãos públicos e somente 7% nas empresas multinacionais. Ao mesmo tempo em que essas apostam mais nas teleconferências – 43%, enquanto nas repartições nacionais não chegam a 20%. A comunicação interna ainda não está completamente definida como área de atuação de apenas um departamento, ficando a responsabilidade dividida entre Comunicação e Recursos Humanos. Porém, há um consenso de que aumentaram os recursos na área como um todo, indicando que o público interno é um fator de suma importância no crescimento das empresas.
Qual a importância que a comunicação interna tem na sua organização?
Clique aqui e leia o documento na íntegra.