Planeje seu marketing digital para a indústria. Olhe para dentro de casa.

Antes de iniciar qualquer planejamento do seu marketing digital, já levantou seu histórico das iniciativas de marketing e comunicação feitas anteriormente?

Lembre-se dos questionamentos feitos por clientes e em todo o resultado fruto disso: folhetos, gráficos, divulgações, etc. Resgate conteúdos que possam ser interessantes para atrair novos clientes. Entender a dor do seu cliente vai te ajudar na criação da base de sua campanha de marketing.

Quem é o seu público alvo, persona ou perfil de cliente ideal (PCI)?

Público-alvo, persona ou perfil de cliente ideal são segmentações que criamos para mapear e qualificar nossos leads (ou prospects). Definir o seu público ajuda a criar uma abordagem mais direcionada e amplifica as chances de sucesso. Lembre-se que muitas vezes pode haver mais de uma persona que faz parte da decisão de compra.

Pense na compra de um equipamento de alto valor, por exemplo. Possivelmente os funcionários que vão usá-lo, bem como gestor e diretor, devem ter opiniões que são levadas em conta na hora da decisão. Personas podem variar de acordo com a indústria, função, hierarquia, cargo e personalidade.

Você sabia?

Empresas que utilizam o vídeo no seu marketing geram receita 49% maior do que aquelas que não utilizam (WordStream, 2018).

Ou seja, invista em vídeos que apresentam suas soluções, que descrevam o passo a passo e expliquem seu funcionamento de maneira fácil

Precisa definir sua persona?

De maneira abrangente, busque as informações abaixo:

1. Faixa etária, formação, gênero, hobbies e onde as pessoas costumam se atualizar, buscar conteúdo, notícias (Meios impressos? Jornais? Redes Sociais? Grupos de WhatsApp?)

2. Examine o perfil das pessoas no LinkedIN

3. Pesquise as organizações onde trabalham

4. Quais dores e desafios estão enfrentando? Como suas soluções podem ajuda-lo (a) a resolver seus problemas?

5. Quais objetivos precisam atingir?

6. Usam redes sociais? Quais? Que tipos de conteúdo consomem?

7. Entenda como é e quem está envolvido no processo de compra

Quer saber por onde começar o seu marketing digital para a indústria. Veja a primeira parte!

Marketing e Comercial juntos por um objetivo. A sintonia é o caminho.

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Unifiquem seus objetivos. Uma área deve contar com os esforços da outra, já que são áreas complementares.

Se o marketing direciona seus esforços na busca por leads qualificados, é essencial ter um feedback da equipe comercial em relação ao perfil das pessoas que estão sendo atraídas pelas iniciativas de divulgação.  São certos? Como estão se movendo no funil de vendas? As premissas estão corretas? O que pode ser melhorado na estratégia para amplificar os resultados?

Vendas e Marketing no B2B e na Indústria

Certifique-se de que o time de marketing e comercial fazem alinhamentos frequentes sobre melhorias e estratégias. Se sua empresa contar com a assessoria de uma agência de marketing, da mesma forma, conversas frequentes e a análise dos dados é essencial para rever estratégias e direcionar ao caminho de resultados.

Analise dados e otimize sempre as estratégias para aumentar os resultados. Contra dados não há argumentos.

No ambiente digital e com a manipulação de dados, as planilhas são o primeiro passo para se organizar e gerenciar os projetos iniciais. Anote tudo para que o histórico lhe forneça informações e contribua com o seu crescimento.

Invista em Ferramentas de Marketing digital para o B2B

Empresas de sucesso no B2B se apropriam das ferramentas de mkt digital para conseguirem ter uma visão sistêmica das iniciativas, ter eficiência nos processos, monitorando os resultados com frequência e otimizando sempre. Muitas ferramentas disponibilizam processos de automação que são excelentes e permitem muita agilidade!

Um site bem feito, profissional, amigável, fácil de navegar e capaz de gerar leads é a base para que todo o restante aconteça. Lembre-se de que a maioria dos compradores atuais (mais de 70%) nasceram após 1980 e são considerados “a geração da internet”, ou seja, antes de qualquer coisa eles avaliam o seu site para fazer solicitações de orçamento e compra.

Crie relatórios, estabeleça metas e acompanhe as métricas

Dados são tudo quando se trata de marketing e a evolução da sua empresa. A diferença entre o marketing tradicional e o digital é que o ambiente online te permite monitorar tudo de uma maneira muito mais dinâmica pra tomar decisões ágeis. Dessa forma é mais viável acompanhar e provar o seu Retorno Sobre o Investimento ou ROI. Documente todas as suas campanhas criadas e reveja sempre o seu histórico de aprendizagem para ir aprimorando suas campanhas.

E lembre-se de nos acompanhar por aqui para se atualizar em relação as estratégias e marketing e divulgação para a sua empresa.

Que tal nos trazer seus desafios para que trabalhemos a 4 mãos? Fale conosco