Continue conosco, seguindo este passo a passo que preparamos para quem atua no marketing com foco na indústria. Através de planejamento e estratégias de marketing digital, futuros clientes podem chegar à sua empresa.

Acesse aqui a primeira parte em que falamos sobre o resgate do histórico de ações e a sua análise.

Acesse aqui a segunda parte em que falamos de planejamento, persona, o trabalho em sintonia com o comercial e métricas.

Metas Smart

Você já ouviu falar em metas Smart? As Metas SMART são uma metodologia que auxilia as empresas na definição de metas inteligentes. Sua sigla é norteada por 5 fatores para conseguir alcançar seus objetivos estratégicos, são elas: S (Específica), M (Mensurável), A (Atingível), R (Relevante) e T (Temporal).

Ao invés de estabelecer metas genéricas como: “aumentar minha base de leads”, traga clareza: “Dobrar a quantidade de leads gerados mensalmente até o final do ano”.

Seu site no Google Analytics

Inscreva seu site no Google Analytics para analisar o tráfego, impressões, localização, rastrear a origem das visitas e todas as demais informações disponíveis para entender a qualidade de suas visitações. Como está o desempenho das campanhas pagas? O site está atraindo visitas orgânicas? Quais canais te trazem mais visitantes? Para onde você deve direcionar seus esforços?  Pense no site como um instrumento vivo que exige atualizações constantes para a evolução do negócio.

Fique de olho nas taxas de conversão, ou seja, na porcentagem da sua audiência que converte e de fato traz resultados à empresa.

Por exemplo: você cria uma landing page com um formulário para preenchimento dos dados, a taxa vai te dizer do total das pessoas que visitam a sua página, quantas de fato preenchem o formulário, demontrando interesse no se produto ou serviço.

Custo por lead: essencial acompanhar este valor nas campanhas pagas. Quanto mais baixo o valor do lead, melhor, mas é importante ter atenção à qualidade do lead que você está atraindo.

Como atrair visitantes para o seu site?

Vamos olhar de maneira mais abrangente para iniciativas que vão trabalhar em conjunto e estrategicamente com abordagens distintas para te trazer usuários ao site, clientes e novas oportunidades de VENDAS!

Redes Sociais

Resgate aquele seu histórico de iniciativas antigas que falamos na primeira parte desta série e entenda quem é o seu público alvo e quais ações surtiram efeito com ele no passado. A partir deste olhar, identifique nos comportamentos do seu prospect, onde você deve apostar suas fichas. Quais redes sociais são visitadas por eles? Onde consomem conteúdo?

Crie seus perfis em redes sociais que vão te gerar mais visibilidade e abrir portas para se relacionar com quem interessa.

Complete seus perfis com todas as informações de sua empresa, incluindo link para site, apresentações, vídeos, etc. Quanto mais completo estiver seu perfil, melhor!

Importante: Não há necessidade de sair criando mil perfis em todas as redes disponíveis, é melhor ter poucos perfis que sua equipe, agência ou você, consiga gerir e criar conteúdo que seja de valor para a sua persona!

Marketing para a indústria exige trabalho duro e constante

Lembre-se que as redes sociais exigem um trabalho frequente. Construa autoridade compartilhando o seu conhecimento através de conteúdos que são interessantes ao seu público, participando de grupos de discussão, fóruns, pesquisando hashs, etc.

Após a criação de seus perfis nas redes que são mais estratégicas para você, elabore cronogramas mensais com postagens frequentes e acompanhe sua performance.

Avalie as postagens que tiveram melhor retorno e aprenda com elas. Sobre quais assuntos seu público tem mais interesse? Aproveite a rede para se relacionar também com as iniciativas que dialogam com o seu mercado.

Atenção às métricas de vaidade!

Outro ponto chave é a atenção às métricas de vaidade. Curtida não paga boleto, ou seja, não se preocupe com essas métricas, o importante é atrair as pessoas com qualidade para fechar negócio, então nada de ficar correndo atrás de qualquer curtida ou seguidor para ter um número grande que impressione se não é o perfil de pessoas que sua empresa precisa.

Sua empresa no Google Meu Negócio

Se a localização do seu negócio for estratégica, crie um perfil comercial no Google Meu Negócio para que sua empresa fique localizada no mapa e seja fácil de ser encontrada. Solicite que seus clientes deixem comentários e avaliações na plataforma.

As vantagens das campanhas pagas para o seu marketing industrial

As campanhas pagas te dão acesso a um público maior. Com este recurso você atinge pessoas que ainda não seguem a sua página ou não estão na sua rede. É possível criar uma campanha paga e ter atenção redobrada na segmentação por perfil, cargo e interesses para buscar as pessoas corretas, entre outras estratégias.

Fazer campanhas em várias plataformas te possibilita acompanhar as performances, comparar a qualidade dos leads que entram e ver onde vale a pena direcionar os esforços. As publicações orgânicas serão vistas pelos visitantes da sua página, não há custo associado, mas se a sua página ainda é recente e tem poucos seguidores as visualizações serão poucas. 

Considere a possibilidade de ter o seu Blog

Criar conteúdos com Call to Actions e hiperlinks internos, direcionando para outras páginas do seu site ou externos trazem um aumento significativo de visitações ao site.  Traga para o seu blog informações e conhecimentos que foram adquiridos anteriormente, você já resgatou o seu histórico, certo? Que bom, então já tem muito conteúdo interessante para compartilhar.

Aproveite as redes sociais para pesquisar tendências e notícias que geram engajamento. Lembre-se que o objetivo do google é entregar conteúdo relevante para o usuário, então quanto mais genial for o seu conteúdo, mais chances ele tem de viralizar. O Google ama conteúdo de qualidade.

Seus conteúdos otimizados para os buscadores como o Google (SEO)

SEO significa Search Engine Optimization e é importante para que o seu site se posicione bem nos mecanismos de busca.  No Google, 200 é a quantidade de fatores que determinam o seu ranqueamento.

Qualidade do conteúdo que você gera, palavras chave, link building, velocidade de carregamento do site, entre outros fatores, vão determinar a sua relevância e o seu posicionamento quando alguém busca alguma palavra chave que é essencial para que sua empresa seja encontrada online. Com uma estratégia de SEO consistente você vai trabalhando para ir melhorando pouco a pouco o seu posicionamento. No Google você também pode fazer campanha paga para aparecer como patrocinado na primeira página. É uma opção interessante se o seu negócio precisa de resultados imediatos.

E-mail marketings para nutrir a sua base de contatos

O que acontece com os prospects / leads que colocam seus dados nos formulários que vocês criam para a coleta de dados? Eles entram para o banco de dados de vocês. Assim fica muito mais fácil se conectar sem precisar depender de campanhas pagas ou visualização de perfil.

Agora, é nutrir seu lead com notícias do seu segmento, conteúdos educativos, promoções, lançamentos, etc. Entenda em que momento do funil está o seu lead, qualifique-o para saber o melhor momento de ele ser contatado pela equipe de vendas.

Aprimore a sua mentalidade Growth. Já ouviu falar em Growth Marketing?

Ter uma mentalidade de aprendizagem e crescimento constante, principalmente no ambiente digital que é dinâmico e exige aprendizagem todo dia.

Além do ambiente online, olhe para portais de notícias do setor, avalie publicações pagas nestes portais ou ações em conjunto com outras empresas, sempre monitorando e vendo o que te atrai os melhores leads.

Quer nos trazer os seus desafios e contar com especialistas de marketing industrial para trabalharem de maneira estratégica ao seu lado? Fale conosco!

Referência Bibliográfica: Parte deste conteúdo foi traduzido a partir do site: https://www.thomasnet.com/