No nosso primeiro comunicado do ano, te convidamos a refletir sobre seu lixo digital e fazer aquela faxina nos seu computador, celular e tablet.

A gente se comunica muito, não?

Pense na quantidade de apps, e-mails, vídeos, conversas, etc. que ficam armazenados no seu computador, celular ou tablet. Além do meio ambiente, geramos também muito lixo digital no ambiente online. Para nós, são apenas fotos e vídeos, mas causam enormes efeitos climáticos.

A cada ano a internet produz aproximadamente 900 milhões de Toneladas de CO2 (7% dos gases de efeito estufa do mundo). Ainda nesta década, esse consumo pode triplicar e alcançar 20% da energia do planeta.

Se quiser saber mais sobre o assunto, te convidamos a conhecer o Instituto Limpa Brasil e o Digital Clean-Up Day. Lá você vai achar informações preciosas sobre o tema 😉

Confira abaixo algumas dicas para você se organizar e fazer a sua limpeza digital:

CELULAR:

Remova apps e jogos que não usa há um tempo;

Exclua contas de usuário e dados desnecessários. Você faz sua limpeza digital, acelera o seu telefone e aumenta o tempo da bateria;

Exclua fotos e vídeos desnecessários e duplicados;

Limpe conversas do WhatsApp;

COMPUTADOR:

Exclua arquivos duplicados ou inúteis. Você pode começar pela área de trabalho e downloads.

Organize fotos e vídeos, exclua os duplicados. Guarde somente os arquivos importantes.

Verifique as pastas compartilhadas e o planeta agradece pela sua limpeza digital agradece!

E-MAILS:

Filtre e-mails pelo mais antigo e arquive-os.

CANCELE A ASSINATURA de newsletters que você não lê.

Selecione conversas longas, escolha a mais recente e EXCLUA o restante.

Pesquise nomes comuns, endereços e palavras para arredondar e-mails semelhantes para que você possa lidar com eles em massa. EXCLUA.

Curiosidade para te ajudar a se engajar com a sua limpeza digital =)

  1. Reuniões online sem câmera ligada ajudam o planeta. 15 h de reuniões online com a câmera ligada, geram 9,4kg de CO₂ por mês. Ao desligar o vídeo, VOCÊ ECONOMIZA a mesma quantidade de emissões que são criadas ao carregar um smartphone todas as noites por mais de 3 anos.
  2. Segundo o The Guardian, cada e-mail de spam (mesmo sem abertura) libera cerca de 0,3 g de CO₂ na atmosfera. Já um e-mail com anexo libera em média 50 g.
  3. Spam na internet produz todo ano uma poluição que equivale a 3,1 milhões de veículos, usando 2 bilhões de galões de gasolina! Deletando e buscando e-mails, nós consumimos uma média anual de energia equivalente a 2,4 milhões de casas nos EUA.
  4. Armazenar 1 GB de e-mail por um ano consome 32,1 kWh, que equivalem a 10 horas de cozimento em um forno doméstico.
  5. Se você deletar 30 e-mails, economizará 222Wh. Que  equivale a 1 lâmpada de 9 Wh acesa por um dia.
  6. Atualizar, ler e responder e-mails de trabalho pode consumir mais de 3h/dia, ou seja, mais de 35% da nossa jornada de trabalho. Utilizar ferramentas de colaboração para tratar assuntos rápidos pode reduzir o tempo e te ajudar a ser mais produtivo.

Reduza a sua emissão de CO2, crie novos hábitos digitais e traga a sustentabilidade para o seu dia a dia.

Referências de conteúdo que nos inspiraram:

https://www.dw.com/pt-br/navegar-na-internet-emite-mais-co2-que-andar-de-avi%C3%A3o/a-49616942

https://blog.se.com/br/sem-categoria/2021/09/28/instituto-se-na-comunidade-acao-world-clean-up-day-2021/
https://conexaoplaneta.com.br/blog/lixo-digital-e-o-aquecimento-global-reduza-sua-pegada-aderindo-ao-dia-e-mes-da-limpeza-digital/#fechar