Hoje queremos falar sobre marca e, particularmente, sobre uma que criamos para um projeto proprietário que envolve muito amor e legado.
É importante, no entanto, que fique claro o papel e diferencial de uma marca no mercado para que avancemos na história da nossa.
A marca tem um conceito muito mais amplo do que o logotipo e demais matérias gráficos. Ela está relacionada à experiência que tanto seu cliente quanto seus públicos estratégicos têm ao se relacionar com o seu negócio, é essa percepção e relacionamento que conseguem te diferenciar no mercado. Dessa forma, tudo que está relacionado ao seu negócio e tenha contato com o cliente faz parte da representação de sua marca; e essa relação irá contribuir para que seu cliente opte por seu produto ou serviço na hora que ele precisa decidir por sua compra.
Por aqui estamos trabalhando na construção de uma marca para um projeto-piloto voltado a sustentabilidade de entidades educacionais. Somos apaixonados pelo tema, e alinhados ao nossos propósitos corporativos, decidimos assumir o risco dessa empreitada própria.
O projeto trata sobre ajudar entidades educacionais a se capacitarem para fazer a gestão e monitorar todas as suas práticas sustentáveis. Mas por que nos envolvemos nisso? Por acreditar que a sustentabilidade e a mudança de paradigma é um papel de todos nós! E também por enxergar que a escola, como ambiente de construção de conhecimento, pode ter um papel estratégico na formação de crianças e adolescentes capazes de estabelecer um outro tipo de relacionamento com o nosso mundo e toda a riqueza que há nele.
Apesar de a plataforma ainda estar em andamento, já vamos compartilhar por aqui a criação da marca.
Quer saber da defesa? Aí vai:
Usamos uma tipografia redonda pautada no círculo, alinhado a economia circular. Um ponto de exclamação surge no “Y” como um chamamento para o engajamento das pessoas.
Quanto às cores, queremos passar legitimidade, simplicidade e força. Por isso usamos só duas cores. Preto por ser tecnicamente a absorção de todas as cores e poder conceitualmente representar a diversidade de todo o público que queremos. Preto também representa autoridade e elegância. O ponto vermelho representa o emocional, a paixão que temos pela causa que defendemos.
Brincamos e recompomos as letras do “You”, para passar a ideia de olhar pra dentro, se repensar. Gostamos da sonoridade e dela parecer também o “Oui” que significa “sim” em francês e que para nós se relaciona a prática do “sim” para novos paradigmas, atitudes, pensamentos. O trabalho de se ressignificar que cabe a todos.
MISSÃO
Transformar o mundo ajudando organizações a serem exemplo de boas práticas em sustentabilidade, capazes de impactar seu entorno e públicos estratégicos.
VISÃO
Ser a principal consultoria de sustentabilidade para entidades educacionais no Brasil até 2020.
VALORES
Simplicidade: Vamos ajudar organizações a serem sustentáveis com práticas fáceis e simples de levantamento de dados e monitoramento.
Conexão: Estabelecer diálogo entre atores que vivem da geração de receita através de práticas sustentáveis e entidades que buscam soluções para uma gestão responsável.
Empatia: Para enxergar o desafio das entidades que nos contratam e, em conjunto, acharmos a melhor solução capaz de contribuir com a sua gestão de forma sustentável.
Inquietude: Pesquisar sempre as melhores práticas mundiais que sejam capazes de contribuir com o aprimoramento do nosso serviço.
Otimismo: Sempre com leveza e um sorriso no rosto, estar aberto para riscos, novas possibilidades e soluções. Mesmo que elas não sejam o caminho mais fácil.
Agora só para fechar: O mais legal é poder compartilhar desse caminho trilhado com as pessoas que se interessam pelo serviço. Só a história de construção dessa marca já é uma ferramenta bacana na hora que nos apresentamos em escolas e faculdades e aos poucos nos dá a confiança inicial para fazer essa sementinha avançar e ir pouco a pouco mudando o nosso entorno.
E você o que tem feito para mudar seu entorno? Conte pra gente, vamos compartilhar ideias. É assim no dia a dia, com pequenas ações que essa tendência vai ganhando corpo.