Publicado em 6 de dezembro de 2011

Durante 10 dias de outubro, a McKinsey organizou um estudo com mais de 700 profissionais de marketing sobre a presença online de suas empresas e como seus gestores estão se organizando para fazer parte desse novo meio de comunicação com seus clientes.Desenvolver uma relação mais próxima com o consumidor é a característica mais importante. Segundo os dados, 56% dos entrevistados apontaram a interação com o consumidor como sendo a grande mudança das Redes Sociais, e também o maior desafio. A pesquisa apontou que gerar uma relação mais signficativa com o consumidor é o principal objetivo dos departamentos de marketing online das companhias, uma vez que as opiniões dos consumidores chegam de maneira mais rápida e direta e tornam-se essenciais no desenvolvimento das campanhas e de novos produtos.

Ter presença online é consenso, 81% disseram que é uma parte necessária da estratégia de marketing, sendo a home page o foco das empresas atualmente. Contudo, três quartos dizem estar presentes nas redes sociais e 47% as colocam como peça importante na estratégia de marketing no futuro próximo. A plataforma mobile também está nos planos de 48% dos entrevistados para um futuro de 2 a 4 anos.

A grande dificuldade ainda está no planejamento e na mensuração das ações. Não há uma maneira pronta, e as estratégias devem ser pensadas de acordo com as necessidades e modelos de negócio de cada empresa. As informações que surgem na interação empresa-consumidor são uma mina de ouro ainda pouco explorada, os recursos online permitem insights cada vez mais rápidos e pontuais e dão uma clara vantagem para as empresas que souberem fazer uso deste recurso.

Ainda há muito a ser pesquisado, pensado e construído. As atividades online ainda representam pouco ganho direto nas vendas, mas certamentem farão diferença em um futuro próximo.

Essas informações foram tiradas do Mckinsey Quarterly. Para acessar na íntegra, cliqueaqui . Mas não esqueça de se cadastrar antes.