Foram feitas 5 perguntas para gerentes de comunicação das maiores multinacionais inglesas. Todos falam em inspirar colaboradores através da visão e valores (VeV), mas o que de fato funciona?

Pontos chave:

 1. Liderança é essencial para o sucesso

– Todos os níveis de líderes devem estar a bordo. O envolvimento de todos é imprescindível para que a VeV sejam comunicados eficazmente.

– Conexão clara entre: visão, valores e plano estratégico. É importante compreender como a estratégia irá permitir que a organização alcance sua visão fazendo jus aos seus valores. Igualmente importante é que os funcionários entendam como seu trabalho individual contribuirá para o todo

– Reforçar e relembrar o plano estratégico anualmente. O que é preciso para este ano ou quarter? Isto ajuda no curto prazo. Fatiar visão e planos em metas anuais dá aos funcionários uma visão clara das prioridades para os meses seguintes com os quais estão relacionados.

2. Pense globalmente, aja localmente.

Quando cascatear as estratégias globais, assegure-se de fazer planos específicos para cada país. Para que entendam como os valores globais operam é necessário traduzir para as regiões levando em conta suas diferenças culturais. Pense globalmente, por país, times e indivíduo. Pessoas precisam enxergar a conexão da VeV na construção de suas estratégias e planos locais.

Se a audiência é diversa e global, mantenha a simplicidade. Caso seus funcionários estejam dispersos em diferentes países, traduza a comunicação para a língua local de maneira simples e objetiva.

3. Criatividade = Comunicação eficaz.         

– É importante expressar a VeV de forma memorável e com impacto para que seja captada e compreendida.

– Mantenha a comunicação simples e flexível. Workshops e teammeetings farão a conexão entre a estratégia global e os planos e ações locais.

– Comunique usando métodos variados de engajamento. Pessoas absorvem informação de maneiras diferentes. Ferramentas online e off-line funcionam bem em conjunto.

4.  A Visão e Valores devem fazer parte da comunicação, sempre acompanhando o avanço da empresa.

– Cada decisão deve estar inserida no contexto da VeV, sendo utilizada como uma moldura para a tomada de decisão. Quando olhar para um assunto em particular, questione se ele está alinhado à visão e valores.

– Mantenha o RH envolvido em todas as etapas. Para assegurar a conexão entre VeV, reconhecimento, recompensa e performance, trabalhe em conjunto com o RH.

– É importante manter um time diversificado, composto por profissionais de marketing, RH, comunicação interna e operações, desta forma aumentam-se as chances da mensagem abranger um grande consenso.

– Assegure-se de comunicar mensagens com consistência.

– Relacione a VeV à sua avaliação de performance. É de vital importância que os funcionários entendam que seu grau de engajamento, através de suas praticas diárias, será monitorado.

5. Uma abordagem ascendente cria engajamento   

– Definir os valores de baixo para cima, para que todos se apropriem desde o início.Workshops, entrevistas, grupos de discussão, pesquisas, todos contribuem com o sentimento de apropriação e sustentam o envolvimento

– Use cursos e treinamentos. Ajudar os gestores a se comunicar de forma clara e consistente é essencial. O treinamento existe para dar a confiança necessária no estabelecimento do diálogo.

– A mensagem será mais rápida e efetiva se você contar com pessoas que divulguem as mensagens chave com entusiasmo.

– Todos precisam saber como contribuir. Proporcione saídas para que o funcionário discuta o que a VeV representam para  ele e como ele fará sua parte.

– Cheque regularmente a compreensão dos funcionários sobre a visão, valores e seus planos subseqüentes. Grupos focais, pesquisas anuais, fóruns, te deixarão a par do nível de entendimento quanto a organização e fornecerão dados para que ações corretivas entrem em cena.

– Um programa regular de re-engajamento é uma boa idéia. Colocar programas em ação ao longo do ano ajudam a manter frescos a VeV, além de serem mais efetivos que uma única iniciativa.

 

Texto traduzido a partir de pesquisa conduzida em 2011 pela agência Synergy Creative (synergycreative.co.uk).