Foram feitas 5 perguntas para gerentes de comunicação das maiores multinacionais inglesas. Todos falam em inspirar colaboradores através da visão e valores (VeV), mas o que de fato funciona?
Pontos chave:
1. Liderança é essencial para o sucesso
– Todos os níveis de líderes devem estar a bordo. O envolvimento de todos é imprescindível para que a VeV sejam comunicados eficazmente.
– Conexão clara entre: visão, valores e plano estratégico. É importante compreender como a estratégia irá permitir que a organização alcance sua visão fazendo jus aos seus valores. Igualmente importante é que os funcionários entendam como seu trabalho individual contribuirá para o todo
– Reforçar e relembrar o plano estratégico anualmente. O que é preciso para este ano ou quarter? Isto ajuda no curto prazo. Fatiar visão e planos em metas anuais dá aos funcionários uma visão clara das prioridades para os meses seguintes com os quais estão relacionados.
2. Pense globalmente, aja localmente.
– Quando cascatear as estratégias globais, assegure-se de fazer planos específicos para cada país. Para que entendam como os valores globais operam é necessário traduzir para as regiões levando em conta suas diferenças culturais. Pense globalmente, por país, times e indivíduo. Pessoas precisam enxergar a conexão da VeV na construção de suas estratégias e planos locais.
– Se a audiência é diversa e global, mantenha a simplicidade. Caso seus funcionários estejam dispersos em diferentes países, traduza a comunicação para a língua local de maneira simples e objetiva.
3. Criatividade = Comunicação eficaz.
– É importante expressar a VeV de forma memorável e com impacto para que seja captada e compreendida.
– Mantenha a comunicação simples e flexível. Workshops e teammeetings farão a conexão entre a estratégia global e os planos e ações locais.
– Comunique usando métodos variados de engajamento. Pessoas absorvem informação de maneiras diferentes. Ferramentas online e off-line funcionam bem em conjunto.
4. A Visão e Valores devem fazer parte da comunicação, sempre acompanhando o avanço da empresa.
– Cada decisão deve estar inserida no contexto da VeV, sendo utilizada como uma moldura para a tomada de decisão. Quando olhar para um assunto em particular, questione se ele está alinhado à visão e valores.
– Mantenha o RH envolvido em todas as etapas. Para assegurar a conexão entre VeV, reconhecimento, recompensa e performance, trabalhe em conjunto com o RH.
– É importante manter um time diversificado, composto por profissionais de marketing, RH, comunicação interna e operações, desta forma aumentam-se as chances da mensagem abranger um grande consenso.
– Assegure-se de comunicar mensagens com consistência.
– Relacione a VeV à sua avaliação de performance. É de vital importância que os funcionários entendam que seu grau de engajamento, através de suas praticas diárias, será monitorado.
5. Uma abordagem ascendente cria engajamento
– Definir os valores de baixo para cima, para que todos se apropriem desde o início.Workshops, entrevistas, grupos de discussão, pesquisas, todos contribuem com o sentimento de apropriação e sustentam o envolvimento
– Use cursos e treinamentos. Ajudar os gestores a se comunicar de forma clara e consistente é essencial. O treinamento existe para dar a confiança necessária no estabelecimento do diálogo.
– A mensagem será mais rápida e efetiva se você contar com pessoas que divulguem as mensagens chave com entusiasmo.
– Todos precisam saber como contribuir. Proporcione saídas para que o funcionário discuta o que a VeV representam para ele e como ele fará sua parte.
– Cheque regularmente a compreensão dos funcionários sobre a visão, valores e seus planos subseqüentes. Grupos focais, pesquisas anuais, fóruns, te deixarão a par do nível de entendimento quanto a organização e fornecerão dados para que ações corretivas entrem em cena.
– Um programa regular de re-engajamento é uma boa idéia. Colocar programas em ação ao longo do ano ajudam a manter frescos a VeV, além de serem mais efetivos que uma única iniciativa.
Texto traduzido a partir de pesquisa conduzida em 2011 pela agência Synergy Creative (synergycreative.co.uk).