Crédito da imagem@benjaminsweet on Unsplash
Entender de fato a sua Persona é essencial para o sucesso da sua empresa, se ela for criada a partir de informações imprecisas, você tem grandes chances de estar passando a sua mensagem para a audiência errada. Por mais que seu serviço ou produto sejam incríveis, não haverá conversão em vendas. Para este contexto, os dados vão te ajudar a ser certeiro.
Defina um nome para a sua Persona, idade, preferências, hábitos, consumo, etc. Assim, facilita seu foco para criar conexão com ela. Se mais de uma pessoa participa no processo de decisão em relação a contratação de sua empresa ou compra de seu produto, você pode criar algumas personas para te ajudar ao longo do processo de comunicação e relacionamento.
Veja os principais dados para a construção da sua persona:
- Nome
- Gênero
- Idade
- Cargo / Hierarquia
- Onde consome informação
- Hobbies
- Lugares que frequenta
- Formação
- Dores pessoais e profissionais
- Principais desafios
- Hábitos de consumo
- Quem são as pessoas que influenciam suas escolhas (pense nos influencers das redes sociais, por exemplo)
Algumas respostas são fáceis de conseguir, outras, talvez, exigam uma pesquisa. Veja quem são seus principais clientes e faça uma entrevista, converse com aqueles clientes leais à sua empresa de acordo com o NPS (Net Promoted Score), olhe para os concorrentes. Com estas respostas, é possível desenhar a persona correta para trazer clareza na sua comunicação capaz de estreitar relacionamento com o seu futuro cliente. Não é um trabalho da noite para o dia, mas é o diferencial que pode te destacar.
Que tal começar? Eleja cinco clientes potenciais e marque uma conversa. Essa é uma maneira incrível de colher insights e conseguir respostas genuínas.
Precisa da ajuda de uma equipe mão na massa? Vamos conversar =)