A comunicação conecta as mais diversas áreas do conhecimento e de atuação, por isso acreditamos em uma comunicação transformadora
que envolva, também, a área ambiental. Pensando nisso, apoiamos o projeto ComCiência e a Intecoop Itajubá (Incubadora de Cooperativas Populares) que promoveram uma roda de conversa com catadores de materiais recicláveis durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Itajubá (15 a 19 de outubro).
A catadora representante do Programa Nova Ciclo, Luênia, e o catador representante da Acari, Ademir, conversaram sobre a realidade desses trabalhadores no Brasil, os principais entraves e desafios que enfrentam em seus municípios de atuação e como a população pode contribuir para melhoria das condições desse setor. Luênia enfatizou que para superar a situação de abandono que se encontram é preciso fortalecer o diálogo com a gestão pública em busca de apoio e infraestrutura adequada, com as instituições de ensino e pesquisa para novas tecnologias de reciclagem, e com a população para que tenham compromisso com a separação de seu lixo doméstico. É preciso disseminar a consciência sobre a importância da coletiva seletiva e da responsabilidade de cada um em separar os resíduos recicláveis secos dos úmidos, evitando a contaminação dos materiais coletados.
“Apesar do sentimento de abandono, tenho muito orgulho desse trabalho”, contou a catadora. E nós, por compartilhar do sentimento de orgulho por esses trabalhadores, incentivamos os diálogos para que cada vez mais pessoas possam fazer parte de uma mudança positiva
no mundo.
Saiba mais sobre o projeto-piloto que estamos tocando em conjunto com associações e catadores para a conscientização e engajamento de cidadãos quanto a correta separação e descarte de resíduos sólidos, orgânicos e rejeito.