SEU MARKETING B2B É DIRECIONADO A DADOS? Acabou a era do “Achismo”.

Os tempos são outros e o marketing mudou. A época de divulgar e rezar acabou e com métodos modernos, como relatórios de marketing online e análise de dados já é possível identificar clientes em potencial em áreas mais nichadas e fazer comunicações segmentadas em função das características de cada lead.

Sistemas de automação de marketing e ferramentas analíticas estão ajudando a qualificar os dados. Em marketing e vendas, ninguém mais precisa confiar em pressentimentos. A base para a tomada de decisões é tomada a partir de dados que identificam clientes potenciais ou auxiliam no planejamento de campanhas direcionadas.

ALGUNS BENEFÍCIOS DO MARKETING DIRECIONADO A DADOS:

  1. Os dados te ajudam a identificar com mais precisão a sua persona

Entender sua persona é essencial para o sucesso da sua empresa, se ela for criada a partir de informações imprecisas, você tem grandes chances de estar passando a sua mensagem para a audiência errada. Por mais que seu serviço ou produto sejam incríveis, não haverá conversão em vendas.

A partir da persona correta, fica mais fácil de enxergar as coisas a partir da ótica do cliente e isso te permite melhorar a experiência que oferece a ele.

Saiba mais sobre dados e persona

2. Os dados são a base para leads qualificados

Os leads precisam ser qualificados mostrando interesse na compra para então serem repassados a vendas. Os dados são a base para determinar quais leads estão prontos para a equipe de vendas.

3. Crie conteúdo atraente com dados

Com dados qualificados, você pode segmentar seu conteúdo e motivar seus leads a comprar.

4. Os dados são a base de campanhas eficazes

Aprenda com os dados. Otimize continuamente sua campanha com base em seus KPIs.

5. Busque informações

Atente-se às dores e necessidades do cliente elas sempre mudam e precisam ser incorporadas aos dados.

AVALIE COM FREQUÊNCIA OS SEUS RELATÓRIOS DE MARKETING ONLINE

Com eles, conseguimos fazer uma avaliação dos dados gerados pelos canais de tráfego da empresa.

Para melhorar continuamente a qualidade dos dados, relatórios regulares de marketing devem ser parte integrante dos projetos e campanhas. Um relatório mensal inclui análises de KPIs definidos para objetivos específicos.

Quais KPIs você avalia, no entanto, depende de seus objetivos e métodos. No marketing de conteúdo, por exemplo, você está particularmente interessado em métricas qualitativas, como tempo de permanência. No marketing de desempenho, por outro lado, você deve se concentrar em métricas como cliques.

DICAS PARA BONS RELATÓRIOS DE MARKETING ONLINE:

Defina KPIs apropriados

Faça relatórios regulares para garantir que as metas sejam cumpridas

Divida os KPIs por origem

Use os relatórios automáticos nas ferramentas de análise

Considere os relatórios de marketing como parte importante da estratégia de vendas

OU VOCÊ GANHA, OU APRENDE.

Existem muitas razões pelas quais suas atividades de marketing não trouxeram o sucesso desejado. Portanto, é ainda mais importante que você saiba onde e o que precisa melhorar. No final do dia, você quer saber se suas atividades de marketing valeram a pena. O ROI (retorno sobre o investimento) vai te trazer a resposta.