Tim Brown acabou de retornar do World Forum Davos 2013, Suíssa. Sua percepção foi de que o sentimento geral era de um cauteloso otimismo. Enquanto há uma extrema lista de grandes problemas a serem enfrentados, o contexto geral da economia global parece razoavelmente bom e há um senso de que a maioria das economias crescerão este ano.
O tema da semana foi resiliência – a questão é, como empresas e países enfrentarão a crescente volatilidade dos mercados, da sociedade e do clima? Uma conclusão óbvia é que a resiliência requer a habilidade de rapidamente reagir e inovar em um cenário de mudança. A criatividade e o design podem ajudar corporações a se tornarem mais resilientes.
Outro tema foi o crescente foco em enfrentar problemas globais associados às necessidades humanas básicas. Acesso a uma alimentação equilibrada e água potável, alcançar um estilo de vida saudável, redesenhar os falhos sistemas de saúde e educação, criar novos trabalhos, dar suporte às comunidades de assistência aos idosos e mitigar os efeitos do aquecimento global. A percepção de Tim Brown é que no próximo ano, mais corporações, entidades governamentais e ong’s estarão em busca de maneiras criativas de endereçar estes temas.
Davos é um excelente local para reunir-se com estrelas da intelectualidade, e assim foi o encontro de Tim com Daniel Kahneman (pai da economia comportamental) e Clayton Christensen (The Innovator’s Dilemma). Ambos disseram sábias palavras sobre propósito, sucesso e felicidade – enquanto o assunto tratava do perigo de se ter uma visao convencional de sucesso e felicidade.
Em particular, como as companhias mensuram hoje seu sucesso em termos de retorno de capital.
E você, como irá medir o seu propósito, sucesso e felicidade este ano?
Para ler o conteúdo na íntegra, clique aqui.